segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

BAHIA: Aumenta número de mortos após temporal na Chapada Diamantina Segundo Defesa Civil, foram encontrados 16 corpos após chuva na Bahia. Uma pessoa continua desaparecida. Chuva atingiu cidade no sábado.

Subiu para 16 o número de mortos após o temporal que atingiu a cidade de Lajedinho, a cerca de 355 km de Salvador, na região da Chapada Diamantina, no sábado (7). De acordo com informações da Polícia Militar, uma pessoa está desaparecida até as 15h desta segunda-feira (9). Ainda segundo o órgão, os corpos foram localizados a cerca de 30 km do local, nas proximidades da cidade de Ruy Barbosa. As buscas foram retomadas por volta das 5h da manhã desta segunda-feira (9), com uma equipe composta por 28 bombeiros e 12 voluntários. A Defesa Civil aponta que cerca de 200 famílias tiveram as casas afetadas pelo temporal e ficaram desalojadas ou desabrigadas. Moradores relataram que o nível da água chegou a dois metros de altura.
Segundo a Defesa Civil, choveu em 2 horas cerca de 120mm. O imóvel da Prefeitura de Lajedinho também foi atingido pela enxurrada, diversos equipamentos e documentos foram destruídos. A sede da Assistência Social também foi afetada. [Veja no vídeo ao lado as imagens aéreas da cidade de Lajedinho] De acordo com o órgão, as autoridades providenciam o pedido de calamidade pública do municípi, que deve sair nesta segunda-feira, segundo informações da Defesa Civil do Estado da Bahia. Segundo o órgão, o número de casas destruídas ainda não foi contabilizado. Já a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), informou que a equipe de Vigilância Epidemiológica de Lajedinho atua na cidade. Funcionários da saúde, veículos e medicamentos da cidade de Itaberaba são disponibilizados para a população de Lajedinho.
Segundo a Sesab, a secretaria aguarda a lista de remédios que serão solicitados pela prefeitura para encaminhar os medicamentos para a população afetada. Moradores de cidades vizinhas também doam roupas, água e mantimentos para abastecimento dos desabrigados.O Tribunal de Justiça da Bahia também arrecada doações. Na lista dos mortos, segundo informou Paulo Sérgio Luz, coordenador da Defesa Civil, estão: Valéria Cruz Lima (idade não informada), Luiza Santos Lima (idade não informada), Tharso Lima dos Santos, 4 anos, que faziam parte da mesma família; Cátia Fernanda de Jesus Santos (idade não informada), Sirlene Santos da Silva, 16 anos, Valdete Maria de Jesus, 40 anos, Ilza Cavalcante da Silva, 68 anos, Reginaldo Pereira dos Santos, 38 anos, Adenilson Alves da Silva, 43 anos, Pedro Levi, 3 anos, e Olívia Andreza de Jesus, (idade não informada). Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Itaberaba, cidade próxima ao município de
Imagem aérea registra estragos provocados pela chuva em Lajedinho (Foto: Andréa Silva/TV Bahia) FONTE:G1.COM

Postar um comentário